16473559_1315832041836731_6421850205213685941_n

A arte de origem oriental, conhecida como Sumi-ê carrega em si, mais do que traços. A tinta especial posta no papel artesanal, produzido a partir do arroz, mistura caligrafia com pintura. Através da fusão dos dois elementos, se dá o momento mágico da arte, o artista poẽ sua alma na criação da obra, através dos traços simples e incorrigíveis.

Neste instante, o artista se doa a sua concepção e transmite sua mensagem de forma resumida. Esse tipo de arte oriental é amplamente difundida no Japão, por isso, a expressão Sumi-ê, originada na língua japonesa, significa “pintura com tinta”. O estilo conquistou admiradores em todo mundo, no Brasil, acredita-se que seu introdutor foi Massao Chinaka, que em poucas palavras descreve a arte: “os elementos básicos são simplicidade, simbolização e naturalidade”.

Recentemente, destaca-se no cenário brasileiro a artista  plástica Suely Shiba, especialista em Sumi-ê há mais de 20 anos é atualmente a principal representante deste estilo no Brasil. Foi aprendiz e discípula de Rita Bohn, esta, discípula de Massao Okinaka (1913-2000). Além de educadora, Suely, tem presença marcada em propagandas e novelas, com empréstimo de suas obras.

A artista terá  sua obra exibida na Exposição Informasamba em Forma de Arte,  promovida pelo jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho e pela produtora Mara Porto.  O evento trará diferentes técnicas de artistas plásticos brasileiros, a partir do tema Folia de Momo. A abertura da exposição será no dia 20 de fevereiro, a partir das 19h, na Mansão Hasbaya. 

Fontes: http://www.nipocultura.com.br/?p=450

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sumi-%C3%AA

 

Reprodução

Serviço:

Exposição InformaSamba em Forma de Arte

Abertura: 20 de fevereiro de 2017, às 19 horas

Mansão Hasbaya – Rua dos Franceses, 518

Período de exposição: 20 à 28 de fevereiro de 2017

Visitação Gratuita

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>